A negociação imobiliária é um processo que envolve diversos fatores, entre eles, a comunicação entre corretores e clientes. O bom senso, a educação e o respeito são fundamentais nesse contexto, pois estabelecem uma via de mão dupla que contribui para o sucesso das negociações.

Já tive clientes e tenho que se deparam com a indecisão sobre a compra de um imóvel, adiando respostas ou até desistindo sem comunicar ao corretor.

Por outro lado, nós corretores enfrentamos a difícil tarefa de obter feedback e posicionamento dos clientes, sem ser invasivos ou negligentes.

E fica o reforço que somos vendedores e realizamos uma vasta consultoria pra um atendimento mais assertivo e necessitamos de um canal aberto de comunicação e informação por parte dos clientes.

Essa desinformação gera ansiedade e frustração para os proprietários de imóveis à venda e para os corretores, que dependem do posicionamento dos clientes compradores para efetivarem ou não as vendas.

É importante ressaltar que a comunicação transparente e respeitosa é essencial para superar esse dilema.

Os clientes devem se sentir à vontade para expressar suas opiniões, dúvidas e decisões de forma educada, enquanto nós corretores estamos abertos a ouvir e compreender as necessidades dos clientes.

A falta de retorno vai tornando o processo de negociação mais desafiador para todas as partes envolvidas.

Os clientes também precisam compreender que sua participação ativa no processo é fundamental para que as negociações avancem de forma satisfatória.

Em resumo, a comunicação baseada no bom senso, na educação e no respeito é a chave para superar as dificuldades enfrentadas pelos corretores de imóveis.  

Ao estabelecer uma relação de confiança mútua, tanto os corretores quanto os clientes podem contribuir positivamente para o sucesso das negociações imobiliárias.

Neila Mara Alberton


Neila Mara Alberton é corretora da Vicky Imobiliária, casada e mãe de dois filhos e atua como corretora desde 2020