Neste dia 24 de outubro, Goiânia completa 91 anos, destacando-se como um dos principais centros urbanos do Brasil. Com uma população estimada em 1.437.366 habitantes, segundo dados de 2022, a cidade é reconhecida por sua extensa rede de áreas verdes, que inclui 32 parques e bosques, oferecendo 94 metros quadrados de áreas verdes por habitante. Esse índice coloca Goiânia em primeiro lugar no Brasil e em segundo no mundo, ficando atrás apenas de Edmonton, no Canadá, com 100 m² por cidadão, de acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

Goiânia é uma cidade jovem, em constante crescimento, e é reconhecida como um polo de saúde, com clínicas e hospitais de referência. Um dos exemplos desse potencial é o fato de ser a única cidade além de São Paulo a ter uma unidade do conceituado Hospital Albert Einstein. 

Além disso, Goiânia recebe pessoas de diferentes regiões do país para a realização de consultas, cirurgias plásticas e eletivas e é vista em todo o país como referência.

A cidade também se consolidou nos últimos anos como um polo de negócios, atraindo investimentos e oportunidades, especialmente no setor agroindustrial, que segue em expansão.

Centro Cultural Oscar Niemeyer | Por: © Leonardo Finotti


A vida cultural em Goiânia é outro ponto de destaque. Além de ser conhecida em todo o país como a cidade que mais revela cantores e duplas sertanejas para o país, nossa capital tem outras atrações culturais. 

O Centro Cultural Mercado Popular da 74, inaugurado em 1953, abriga atualmente o projeto "Sons de Mercado", com apresentações musicais gratuitas, variando do rock ao samba. O Centro Cultural Oscar Niemeyer, inaugurado em 2006, oferece um espaço para teatro, museu, biblioteca e um monumento aos direitos humanos, contribuindo para o cenário cultural da cidade..

No setor imobiliário, Goiânia tem mostrado um mercado em expansão. Dados da AutImob indicam que, atualmente, mais de 125 empreendimentos verticais estão em construção. Segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), o valor médio dos imóveis residenciais na cidade registrou um aumento de 12,3% no primeiro semestre de 2024, atingindo uma média de R$ 8.931,00 por metro quadrado, figurando pela primeira vez em sua história entre as 10 capitais com m² mais valorizado do país.

Os bairros Oeste, Bueno, Marista, e Jardim Goiás lideraram em valorização, com o Marista atingindo uma média de R$ 12.000,00 por metro quadrado. Além disso, Goiânia vem se destacando no cenário inovador com projetos concebidos por arquitetos renomados, como Arthur Casas, Patrícia Anastassiadis, Léo Romano, e assinatura de escritórios de arquitetura renomados mundialmente como Pininfarina, Triptyque Architecture, entre outros, reforçando a sofisticação da cidade.

A comemoração dos 91 anos de Goiânia reflete seu crescimento contínuo e seu papel como uma cidade que equilibra modernidade, sustentabilidade e qualidade de vida, consolidando-se como um polo de desenvolvimento econômico e cultural no Brasil.