Foi-se o tempo em que os imóveis grandes e com muitas áreas comuns eram os mais requisitados no mercado imobiliário de alto padrão. A vez agora são dos compactos de luxo, também chamados de lofts e studios, uma das maiores tendências nas grandes cidades com centros urbanos movimentados.

Os imóveis compactos são perfeitos para quem prefere passar mais tempo fora e aproveitar o universo à sua volta. Este tipo de imóvel está ganhando a preferência de jovens e adultos que usam a casa apenas para recarregar as baterias e manter os pertences em ordem, com praticidade e conforto.



Afinal, o que é um apartamento compacto de luxo?

Em resumo, os compactos são pequenas unidades habitacionais com até 60 metros quadrados de área útil, feitos para quem leva um estilo de vida que requer mais praticidade durante a rotina.

Na maioria dos casos, os compactos ou studios não possuem paredes que separam os cômodos. Os próprios móveis fazem essa tarefa de dividir a cozinha da sala, a sala do quarto e assim por diante. Salvo o banheiro que mantém a privacidade entre 4 paredes.

Já os compactos de luxo possuem o mesmo tamanho e características de um studio, no entanto, possuem regalias que definem o alto padrão deste investimento, como varandas gourmet, lavanderias coletivas e áreas comuns muito bem equipadas como home-office, sauna, piscinas, sistema de delivery room, entre outros, em condomínios de qualidade.




Localização dos compactos de luxo

A proposta é unir o útil ao agradável, deixando a rotina mais fácil e próxima do morador. Os prédios residenciais que apostam neste tipo de imóvel mais compacto, geralmente estão localizados nos grandes centros urbanos, e claro, em cidades grandes e capitais. O principal público desse tipo de investimento são jovens que trabalham o dia inteiro fora ou são universitários que procuram conforto e só precisam de um lugar para morar enquanto estudam.

Em Goiânia, os melhores compactos de luxo estão nos setores Bueno e Oeste. O Lounge 22, Lux Home Design, Citizen Home, Tai Residências, Ritmo Bueno, ID Vida Urbana e o Hub Compact Life estão entre as referências na capital, com flats a partir de 38m².

Este estilo de imóvel é super comum em outras megalópoles pelo mundo afora (Nova York e Tóquio, principalmente), mas virou tendência há pouco tempo no país. Em São Paulo, por exemplo, os compactos já representam metade dos lançamentos imobiliários. Para os próximos anos, a expectativa é que este cenário cresça ainda mais em Goiânia e em todo o Brasil.



Custo x benefício dos compactos de luxo

Seja para comprar ou para alugar, os compactos de luxo costumam ser mais acessíveis, principalmente quando comparados aos imóveis de tamanho padrão e considerando sua localização, estrutura de lazer, segurança e qualidade de vida nas áreas comuns do condomínio.

Para quem deseja investir para alugar ou vender, eles são uma ótima escolha por conta da alta procura. Eles ficam pouco tempo vazios, principalmente aqueles que já são mobiliados e decorados.

Além disso, a manutenção de um apartamento pequeno é muito mais econômica do que um grande imóvel. Com poucos cômodos, a limpeza é mais rápida e barata, além dos custos com móveis, objetos e conta de energia.

Outra vantagem é o tamanho enxuto, que reduz o valor venal (estimativa do preço do bem realizada pelo poder público), diminuindo a tributação do IPTU.



Perfil dos investidores e compradores

Há quem diga que os compactos de luxo foram feitos apenas para estudantes universitários. Se engana quem tem este tipo de pensamento, visto que há muitos jovens já formados, iniciando suas carreiras e profissões que procuram este tipo de imóvel para alinhar ao estilo de vida em que seguem.

Um fator que auxilia isso, é o fato de que as pessoas estão desejando cada vez menos filhos e esperam mais tempo para casar. Sendo assim, jovens casais na faixa dos 30 anos preferem um apartamento mais compacto como primeiro investimento.

Os amantes de mochilão também são alguns dos principais compradores dos compactos de luxo. O que eles querem é praticidade sem se preocupar muito com sua casa. Dessa forma, eles não precisam de lugares com vários cômodos que não serão usufruídos pelo morador.

Os investidores que dão preferência para comprar apartamentos compactos são aqueles que visam a locação do imóvel. Esta é a modalidade mais procurada nos studios, pois além dos estudantes e jovens trabalhadores, estes pequenos apartamentos são muito procurados para aluguel de temporada. Como prova disso temos o Airbnb, que possui diversos flats disponíveis para locação.