Penthouse e luxo andam de mãos dadas quando o assunto é empreendimentos imobiliários. Esta é uma tendência do mercado imobiliário que nos últimos anos tem ganhado o Brasil e a busca para esse tipo de apartamento está aumentando gradativamente.

Mas afinal, o que é um apartamento penthouse?

Apesar de haver características definidas, ainda há algumas controvérsias no mercado imobiliário sobre o que pode ser de fato ou não um apartamento penthouse.

De início, vamos ao senso comum dos profissionais do ramo, que dizem que penthouse é um apartamento localizado na cobertura com grande área de lazer, sem andar para cima e com vista panorâmica da cidade.

Contudo, não são somente esses os parâmetros, pois como penthouse é sinônimo de luxo, é necessário que o design, revestimentos e acabamentos estejam em alta qualidade.


Muitas das vezes os apartamentos penthouse possuem pé direito duplo e um segundo andar com mezanino, mas não há uma regra clara sobre isso.

Entretanto, segundo uma reportagem da Business Insider em 2019, a definição de penthouse mudou em Nova Iorque. Agora, este tipo de apartamento não necessariamente precisa estar no topo do edifício, mas sim em qualquer andar desde que tivesse uma área externa, parecida com um terraço.

História Penthouse

A primeira penthouse no mundo foi construída na década de 20, no telhado do Hotel Plaza em Nova Iorque, que possuía vista para o Central Park. O Hotel Plaza se tornou icônico após essa construção, servindo de local para hospedar os maiores nomes da música e do esporte, já serviu de cenário para históricos encontros políticos. Assim, desenvolveram essa nova categoria que ao longo dos anos fez tanto sucesso que a ideia virou tendência por todo o mundo.


Características de um apartamento penthouse

Em resumo, penthouses são sinônimos de qualidade de vida, privacidade, conforto e elegância. A maioria das penthouses possuem pé direito duplo, mezanino, vista panorâmica da cidade e estão no último andar do prédio, mas como já foi mencionado logo acima, não há concordância com essa regra.

Dentre as características gerais estão a sofisticação e uma grande área externa privativa, que pode conter ofurô, piscina, churrasqueira gourmet, entre outros privilégios de um apartamento de luxo. No entanto, muitos confundem os penthouses com terraços, mas essa não é a ideia. Na verdade, penthouse é mais moderno e elegante, podendo ter apenas um andar, ou dois, três ou até mais.


Uma vista máxima para o céu na área externa é uma das características que mais conta em uma penthouse. Por consequência, os empreendimentos estão investindo pesado em engenharia, arquitetura e design para oferecer várias penthouses em uma só construção.

Além disso, é válido ressaltar que quem busca privacidade em cada detalhe, as penthouses são as melhores opções, pois exigem do profissionais responsáveis pela obra uma atenção especial a cada espaço, tendo em vista o conforto térmico e acústico e, por fim, a melhor localização possível para ventilação e entrada de luz.

Penthouses em Goiânia


Em Goiânia, as construções com penthouses ainda estão tímidas, porém a tendência já tem sido cravada na capital de Goiás. Como prova disso, está o Opus Penthouses, empreendimento da Opus que traz coberturas lineares e uma piscina por apartamento em todos os andares. Basicamente é um prédio residencial feito totalmente com penthouses. A vista é um espetáculo à parte e a iluminação é privilegiada.

Além do empreendimento da Opus, já existem penthouses em Goiânia, porém todas no topo de prédios e não é fácil encontrar alguma disponível para venda.