Loft assinado por Alexandre Milhomem que fez parte da CASACOR Goiás 2023. Crédito: Edgar César


Goiânia recebe dia 9 de maio a 23 de junho, a 27ª edição da CASACOR Goiás, na antiga academia Athetics, no Setor Bueno, em Goiânia. O tema deste ano é De Presente, o Agora. Quatro empresas do ramo de incorporação imobiliária serão as patrocinadoras locais da mostra – Somos Desenvolvimento Imobiliário, Enec, Joule Participações e Partini Incorporadora. O projeto e o tema da mostra 2024 foram apresentados pelas franqueadas da CASACOR Goiás, Eliane Martins e Sheila Podestá, na Vila Cultural Cora Coralina, para a imprensa, arquitetos, paisagistas, designers de interiores e outros profissionais envolvidos no evento.

A expectativa das franqueadas da CASACOR Goiás é que os números da mostra 2024 sejam maiores que os números alcançados na edição passada. Durante os 57 dias de duração, a mostra 2023 recebeu mais de 29 mil visitantes, contou com 36 ambientes numa área de 7 mil metros quadrados de área construída, 59 profissionais no elenco, além de mais de 600 mil profissionais envolvidos e 114 empresas participantes. “A gente trabalha para que os números sejam sempre crescentes. Então a expectativa é ter um acréscimo a partir dos números de 2023”, desta Sheila Podestá.


As franqueadas da CASACOR Goiás, Eliane Martins e Sheila Podestá. Crédito: Cristiano Borges


Ela acredita que o local onde a mostra 2024 vai ocorrer também é um atrativo para o público. “Esse ano a gente muda um pouco de endereço, vai para um endereço icônico, no coração do setor Bueno, um lugar que praticamente todas as gerações contam a história daquele local. Eu considero a somatória, as pessoas que estão vindo, as pessoas que estão entregando com a gente, só faz o desenvolvimento crescer e também essa expectativa”, explica.

Eliane Martins explica que o local onde ocorrerá a mostra 2024 vai ao encontro do tema. “Ao revitalizar esse local nostálgico, a CASACOR não apenas celebra o passado, mas também convida a sociedade a contemplar o presente. Unir a história da antiga academia Athletics ao tema provocativo da mostra, propõe um convite para os visitantes desacelerarem, refletirem sobre o legado que desejam deixar para as próximas gerações e para o planeta. Essa iniciativa reafirma o compromisso da CASACOR em revitalizar espaços emblemáticos, conectando-se de maneira especial com a essência da cidade”, afirma.


As franqueadas da CASACOR Goiás, Eliane Martins e Sheila Podestá, com o curador da mostra, Pedro Ariel. Crédito: Cristiano Borges


Pedro Ariel, curador da CASA COR, explica que o tema De Presente, o Agora propõe um resgate da ancestralidade para combater os problemas ambientais contemporâneos. “Uma solução possível, que é o que o mundo está fazendo, é voltar para o passado, olhar os nossos ancestrais, a sua relação com a natureza, para a gente tentar resgatar essa relação mais saudável com a natureza, para a gente não detonar tanto a natureza, como a gente está fazendo nos últimos tempos, desde a Revolução Industrial, mas nos últimos anos de uma forma muito acentuada”, lamenta o curador da CASACOR.

O curador da CASACOR destaca que a arquitetura não pode estar dissociada das questões da sua época, e que atualmente a principal pauta é a crise climática. Ele alerta que a solução contra o calor que o mundo vem enfrentando não é encher as edificações de aparelhos de ar condicionado, para tornar os ambientes mais confortáveis do ponto de vista climático. “Isso gera um consumo de energia e cria-se um ciclo vicioso em que a produção de energia dos resíduos fósseis e tudo mais acabam afetando mais e mais o planeta e essa temperatura tende a aumentar ainda mais”, adverte.


Quarto intitulado Sonhar É Preciso, assinado por Meire Santos e que fez parte da CASACOR Goiás 2023. Crédito: Edgar César