A tecnologia empregada nos imóveis modulares, chamada de steel frame, acelera a entrega dos empreendimentos e pode reduzir o tempo de construção em até 50%, dependendo do projeto. A modalidade que traz uma estrutura pré-fabricada para as edificações possui ainda outras vantagens e vem se popularizando não somente no Brasil, mas mundo afora.

À AutImob, o Head da Binc Incorporações Inteligentes, Wilson Fidelis, afirma que é possível construir uma casa do zero com steel frame no prazo recorde de três meses, desde a fundação até o acabamento final. “Mas, com um projeto de larga escala, podemos falar de aproximadamente 50% a menos que uma alvenaria convencional”, detalha Wilson ao acrescentar que os empreendimentos com a tecnologia ficam prontos na metade do tempo das construções tradicionais.

As casas modulares, como são comumente chamadas, não só reduzem o tempo de entrega dos empreendimentos, mas também proporcionam a diminuição dos custos, em geral. “É uma obra que não tem aquele desperdício de material. Além de reduzir o tempo, reduzo essa matéria, que é extremamente importante”, cita o Head da Binc.

Opção mais econômica e sustentável

Os imóveis modulares também são mais sustentáveis, já que geram menos resíduos e gastam menos água nos processos. “Gastamos 1% de água em relação ao que eu gastaria na alvenaria convencional. Por exemplo, eu gasto 5 litros de água por metro quadrado, contra 500 litros de água por metro quadrado gastos na obra convencional”, exemplifica Wilson.

Os módulos são feitos em ambientes controlados, o que além de gerar menos resíduos e reduzir os gastos, sendo mais sustentável, garante um maior controle de qualidade do que está sendo produzido. Esse detalhe proporciona um visual alinhado com a expectativa do cliente final e acaba atenuando possíveis custos adicionais ao resultado final.

“É comum vermos alguns projetos sendo entregues com paredes tortas, pós-obra com fissuras, infiltrações, o steel frame nos traz essa possibilidade de ocorrer menos desuso disso. Então, ocorre que reduz a probabilidade de ter essa dor de cabeça, de ter uma parede torta, de ter uma infiltração, de ter uma fissura”, destaca Wilson Fidelis.

Solução para problemas pontuais

O Head da Binc ainda cita um ponto importante, que é a necessidade de menor mão de obra, que atualmente está escassa no mercado. “Hoje no mercado, os nossos parceiros, nossos amigos incorporadores, o maior déficit, a maior falta que a gente tem hoje é a falta de mão de obra, principalmente mão de obra qualificada”, afirma, completando que com o steel frame não há esse problema, já que há uma eficiência nesse sentido.

Com a tecnologia modular empregada, a produção dos módulos e a preparação do terreno podem ocorrer de forma simultânea, otimizando o cronograma e reduzindo as etapas de construção. São soluções mais rápidas, criadas para sanar as dores do mercado, tão impactado pelo fator tempo e economia.