Eu sei, parece ofensivo. Se você está lendo essa frase pela primeira vez eu sei que sua cabeça acabou de pensar: “que absurdo, quem esse idiota pensa que ele é?”

A verdade é que não sou ninguém, e esse texto não diz a respeito a quem eu sou. Mas uma coisa adianto, se doeu em você, reflita sobre sua conduta.

Seria um corretor lixo alguém que vende pouco? Alguém que ainda não domina processos ou está perdido no mercado? Talvez. Pode ser que sim, pode ser que não.

A melhor definição da palavra lixo é: “Tudo o que se retira de um lugar para deixá-lo limpo”

Em 'Timóteo 6:10' está escrito: “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.” E o que isso tem a ver com ser um corretor lixo?

De todos os defeitos que nosso mercado possui a barreira de entrada é o pior deles e isso atrai um profissional deplorável ao nosso mercado: o dinheirista!

E posso aqui afirmar, a raiz de todo corretor lixo é o amor ao dinheiro, e se posso acrescentar mais um item, o maior defeito da maioria dos corretores é o orgulho.

O orgulho de não admitir seu erro, de não buscar melhora, de não olhar pra si e entender que algo ou muitas coisas não estão corretas. Mas afinal, o que é um corretor lixo?

Me permita primeiro dizer o que não é. Não é – necessariamente – o novato, inexperiente, o sem resultado ou o que está perdido no mercado, isso são apenas sintomas da necessidade de melhora. Não é também aquele que está com dificuldades e precisa de melhoras.

O corretor lixo é aquele que engana, rouba, mente, faz vendas por fora, vai atrás do cliente do corretor parceiro, utiliza materiais de marketing roubados de outro corretor, o que se passa por cliente para roubar imóveis. O corretor lixo é também aquele que coloca dinheiro a frente de tudo e todos, que é ingrato, e olha para seus clientes como se fossem cifrões e não pessoas. É ainda aquele que deixou o orgulho lhe cegar e não admite estar errado, que culpa seus parceiros, gestores, imobiliárias e mercado pelo seu insucesso.

Volto a definição de lixo: “Tudo o que se retira de um lugar para deixá-lo limpo” e com essa definição te faço um pedido: Se você se encaixa na definição, você ainda tem solução. Pode ser reciclado e dar início a uma nova caminhada. Se seu orgulho não te permite enxergar essa solução, se retire do mercado para que tenhamos um lugar mais limpo.


Lucas Marques - sócio fundador da Verus Boutique Imobiliária


Lucas Marques é corretor de imóveis e palestrante, fundador da Verus e Catena, atua no mercado imobiliário há 12 anos.