Comprar um imóvel é de longe um dos maiores sonhos de todo brasileiro, seja para morar, seja para investir, esta é uma decisão que requer estudo e muito cuidado para escolher a melhor opção desejada. No entanto, muitas dúvidas cercam os compradores, afinal, vale a pena investir em um imóvel na planta? Não só vale, como é um dos melhores investimentos atuais do mercado imobiliário. São inúmeras vantagens, desde o valor mais acessível a um melhor planejamento financeiro, que conquistam o cliente na hora de uma negociação. Veja abaixo oito vantagens que você precisa levar em conta na hora de decidir sua compra!

1. Valor do imóvel na planta é mais acessível

Decerto, comprar um imóvel ainda na planta é sem sombra de dúvidas um investimento econômico. Isso se dá pelo fato de que os custos de um imóvel durante a construção são bem menores quando comparados aos já prontos para morar. Ademais, olhando para a situação econômica do país nos últimos anos, as construtoras se empenham em melhorar ofertas e oferecer boas formas de pagamento.




2. Valorização do imóvel

Certamente, uma das maiores vantagens de comprar um apartamento na planta — se não a melhor —, é que o retorno financeiro é certo. Mesmo que a longo prazo, os imóveis no Brasil tendem a valorizar com o passar dos anos, e a diferença de valores do imóvel na planta para com ele já pronto podem chegar ao dobro de diferença. Sendo assim, se você souber escolher direitinho, observando a infraestrutura e potencial de crescimento da região, o seu investimento pode de trazer um retorno melhor do que você imagina.

3. Instalações modernas e com tendências do mercado

Ao adquirir um imóvel na planta, você pode até levar alguns anos para ter, enfim, as chaves do seu apartamento. Contudo, você encontrará uma casa prontinha com o que há de mais novo e moderno para ser habitada, o que valerá cada dia esperando o tão desejado imóvel. Além disso, os empreendimentos andam paralelamente às tendências do mercado. Sendo assim, os imóveis na planta investem no consumo do público e estilo de vida atual, entregando um apartamento completo.

4. Personalização a gosto do cliente

Esta é uma das melhores vantagens: poder escolher um apartamento do jeitinho que você sempre quis. Neste caso, o que ocorre é a personalização do apê, pois é possível escolhero tipo de piso, instalação de bancadas, azulejos e muito mais — dentro do alcance da construtora. Dessa forma, o cliente consegue adaptar o projeto do imóvel ao seu gosto, sem precisar realizar reformas na finalização da construção.https://br.freepik.com/fotos-premium/trabalhando-como-um-trabalho-em-equipe-de-empresas-imobiliarias_2553746.htm#page=1&query=imobili%C3%A1ria&position





5. Sem reparos ou manutenção

Com toda certeza, não ter a preocupação de passar por uma reforma, reparo ou manutenção no apartamento é uma grande vantagem. Prédios antigos geralmente necessitam de realizar reparos com uma certa frequência. Já imóveis novos podem levar anos, até décadas para começarem a ter problemas estruturais nesse nível, pois possuem parte elétrica, hidráulica, estrutura e acabamento muito recentes.

6. Planejamento financeiro

Em princípio, o prazo para mudança de um apartamento na planta é longo e envolve anos de construção. Desse modo, é possível se planejar com antecedência e escolher a dedo todos os detalhes de cada cantinho do apê. Este é um ponto bastante positivo, pois envolve várias observações, como trajetos para o trabalho, distância e localização de escolas próximas — caso haja crianças, entre outros aspectos que são indispensáveis na hora de avaliar os gatos. De maneira idêntica, o prazo também possibilita um melhor planejamento financeiro para a quitação do imóvel, já que as parcelas se encontram em andamento e você pode avaliar a melhor forma de pagar.




7. Melhores condições de pagamento

As imobiliárias e construtoras não deixam de medir esforços quando o assunto é vender. Com a finalidade de acelerar uma negociação, geralmente os clientes podem pagar cerca de 30% do valor total durante a obra, e o restante pode ser financiado ao fim da obra. Ao optar pelo financiamento o imóvel, as instituições bancárias em sua maioria facilitam o andamento do processo, pois é um tipo de investimento considerado seguro.

8. Segurança de compra e documentação

Na hora de comprar um imóvel pronto, muitos problemas burocráticos podem surgir. Dentre eles, atrasos no pagamento de taxas e impostos, registros incompletos, problemas no inventário, entre outras dores de cabeça. Já os apartamentos na planta, por sua vez, estão com documentação sem falhas, assim então sendo uma vantagem a mais em comparação com os já prontos para morar.