Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Goiânia recebeu o certificado "Tree Cities of the World - Cidade Árvore do Mundo", que reconhece oficialmente Goiânia como uma das cidades mais arborizadas do Brasil. O título é dado pela Arbor Day Foundation, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

Além de Goiânia, outras 33 cidades brasileiras receberam o certificado de “Cidade Árvore do Mundo”. Com o título, a capital goiana passa a integrar um seleto grupo que engloba cidades como Paris, Turin, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto.

Para destinar a certificação, a ONU leva em consideração alguns pontos que são avaliados: responsabilização com as árvores urbanas; construção de políticas de arborização; avaliações de árvores e florestas; orçamento anual; e recepção de celebrações de conquistas. Goiânia atendeu todos os quesitos.

A capital de Goiás já era reconhecida como a mais verde da América do Sul, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com mais esse certificado internacional, Goiânia eleva seus atrativos e se enquadra em uma das cidades mais sustentáveis e amigas do meio ambiente, considerando a quantidade de áreas verdes por habitante.