O McDonald 's, conhecido como a maior rede de fast food do mundo, provou ser também uma poderosa empresa no ramo imobiliário. De acordo com dados apurados pela CNN Brasil, o faturamento maior é com o aluguel de restaurantes franqueados (62%), do que com a venda de hambúrgueres e outros itens do cardápio.

O modelo de negócios segue a lógica corporativa de compra e venda dos imóveis em pontos estratégicos, que possuem modelo padronizado da franquia. Assim sendo, a maior parte dos franqueados aluga o imóvel e fica responsável somente pela aquisição dos equipamentos.

Ultrapassando o tradicional modelo de franquias, o McDonald 's garante também, para além dos royalties das vendas dos produtos, o faturamento com os aluguéis. Segundo a CNN Brasil, esse modelo de negócios é implementado em 55% das 43 mil lojas da marca de fast food existentes no mundo.

Além deste modelo, em 20% das unidades franqueadas, o investidor é proprietário de tudo, somente pagando os royalties e uma parcela dos lucros de venda ao McDonald 's. Outros 20% seguem o modelo tradicional de franquias, sendo proprietário de tudo, pagando apenas os royalties da marca e, outros 5%, são pertencentes à própria rede.

A estratégia de inovação mobiliária atrelada à marca é mostrada no filme “Fome de Poder”, disponível nas plataformas de streaming, que conta a história do fundador do McDonald 's, Ray Kroc. Com ideal pioneiro, o empresário de sucesso focou na estratégia imobiliária associada à construção de marca da comida vendida na rede de restaurantes.