A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) aponta que o preço dos imóveis continuará aumentando em 2025. A tendência de valorização será impactada por diversos fatores, como o aumento do custo de construção civil, o aumento da taxa Selic, além dos reflexos do Plano Diretor e da Reforma Tributária.

Para o presidente da associação, Felipe Melazzo, 2025 deve continuar sendo excelente para investimento em imóveis, principalmente pelo fato de que os preços dos imóveis devem continuar aumentando nos próximos anos. “Os imóveis em Goiânia tiveram valorização em torno de 20% ao ano nos últimos três anos. Temos certeza de que essa grande valorização dos imóveis continuará em 2025. Quem comprar imóveis neste ano vai continuar ganhando com a valorização, pois o aumento de preços será inevitável”, afirmou.

Fatores impactantes

Entre os fatores que prometem influenciar a alta, Felipe cita o aumento da taxa de juros e o encarecimento dos materiais de construção. “Como o recurso utilizado pelos bancos é proveniente da caderneta de poupança ou do FGTS, eles conseguem emprestar com juros subsidiados. Para se ter uma ideia, mesmo com a Selic tendendo a 14,25% ao ano, os juros dos financiamentos imobiliários têm variado algo em torno de 8% a 12% ao ano, dependendo do tipo de imóvel e de qual banco”, apontou o presidente da Ademi-GO.

“O aumento da taxa Selic, os juros para financiamento de obras aumentaram. É importante que o empreendedor faça um estudo de viabilidade com muito cuidado, pois o custo geral de produção dos empreendimentos tende a aumentar significativamente nos próximos meses”, alertou Melazzo. Com a alta do dólar, o custo dos materiais de construção também deve voltar a subir, uma vez que a construção civil utiliza muitas commodities, como aço, alumínio, entre outros.

O presidente aponta ainda que o Plano Diretor, aprovado em 2022, também continuará impactando na alta de preços dos imóveis na capital. “O novo Plano Diretor de Goiânia reduziu o índice de aproveitamento dos terrenos, para reduzir o adensamento na cidade. Isso é muito bom para a cidade, mas impactará no aumento do preço dos apartamentos. Em um mesmo terreno, pode-se fazer menos apartamentos do que no Plano Diretor anterior. Como o preço do terreno não caiu, o preço do terreno terá um peso maior no preço de cada apartamento”, explicou Felipe.

Outro fator que também vai impactar no preço dos imóveis será a reforma tributária aprovada no final de 2024. Segundo o presidente, haverá aumento de carga tributária para o setor, o que impactará em mais aumento nos preços dos imóveis. “A reforma tributária já foi aprovada e, quando entrar em vigor, vai aumentar os impostos que pagamos. Os tributos compõem o preço, portanto, haverá aumento no valor dos imóveis. Minha recomendação é que, quem estiver pensando em comprar imóveis, já compre, para ganhar com esse futuro aumento”, alerta Melazzo.

Para Fernando Razuk, presidente do Conselho da Ademi-GO, o cenário, apesar de desafiador para os empreendedores, continuará sendo muito positivo para quem quer investir em imóveis. “As perspectivas atuais não deixam dúvidas de que os preços dos imóveis continuarão subindo nos próximos meses. O consumidor que entender isso e aproveitar o momento, com certeza ficará satisfeito com a valorização dos imóveis nos próximos anos”, aponta Razuk.