Dados do levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-IBRE) em parceria com a plataforma QuintoAndar demonstraram que a rentabilidade do mercado imobiliário em 2024 chegou a média de 19,1% ao ano. O valor acima da taxa Selic, atualmente fixada em 14,35%, consolida o investimento em imóveis como aplicação financeira mais segura e rentável atualmente, considerando os juros elevados e a instabilidade econômica nacional e mundial.

A rentabilidade de 19,1% é resultado da combinação de 12,9% da valorização média dos imóveis, mais o rendimento dos aluguéis, que chegou a 6,2%. Em comparativo com a Selic em alta, a maioria dos brasileiros têm preferido alugar ao invés de comprar, o que pode aumentar ainda mais a rentabilidade ao longo deste ano, favorecendo os investidores no setor imobiliário.

LEIA TAMBÉM: Goiânia é a segunda melhor cidade para se investir em imóveis para aluguel em 2025

Ainda de acordo com a pesquisa, após o período de retração pós-pandemia, até meados de 2022, o valor dos aluguéis no país voltou a aumentar, resultante da retomada econômica e do retorno à normalidade da vida cotidiana. Em números absolutos, o relatório da FGV-IBRE apontou que, em dezembro de 2024, o aluguel médio chegou a R$47 o metro quadrado. Assim sendo, um apartamento de 50 metros quadrados, rendeu o valor de quase R$28 mil de aluguel por ano.

No ranking feito pela My Side, Goiânia aparece como a primeira cidade do Centro-Oeste e a segunda melhor do país para se investir em imóveis para aluguel, em 2025. Para quem decidir investir em imóveis para alugar na capital, a rentabilidade média será de 15,1% ao ano.