Sonho da casa própria é principal destino dos rendimentos dos brasileiros - Foto: Freepik


Pelo terceiro ano consecutivo, a intenção de investidores e investidoras em comprar um imóvel com os rendimentos das aplicações financeiras cresceu no Brasil. É o que revelou a 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizado pela pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha.

Segundo a pesquisa, em 2023, 33% dos investidores brasileiros demonstraram a intenção de destinar o dinheiro dos rendimentos para realizar o sonho da casa própria, um crescimento importante em relação a 2022 (30%) e 2021 (29%). Essa tem sido a principal meta de quem faz investimentos no país desde a primeira edição, realizada em 2017.

A classe D/E foi a que mais se destacou em relação ao objetivo de ter uma casa própria, com 36%, comportamento que também é verificado na classe C (35%). Na análise das gerações, a compra de imóveis também aparece em primeiro lugar, sendo o destino prioritário dos investimentos para 37% dos millennials (28 a 42 anos), 37% da geração Z (16 a 27 anos) e 32% da geração X (43 a 62 anos).