A inteligência artificial chegou para revolucionar o nosso modo de gerenciar sistemas, serviços e para servir como aliada no dia a dia. No mercado imobiliário, as plataformas como o ChatGPT, o Gemini e demais ferramentas, estão auxiliando como assistentes pessoais, capazes de otimizar tempo, facilitar a operacionalização interna e até reduzir os custos gerais.

À AutImob, o CEO da O.M Incorporadora, André Tomé, detalhou como essas ferramentas chegaram para mudar a forma como os processos internos são feitos, de uma perspectiva positiva. De acordo com ele, recentemente, o time recebeu um treinamento para uso da IA de forma assertiva.

“Fizemos o letramento da nossa turma, e, individualmente, eles já a utilizam, cada um da sua forma, nos trabalhos mais operacionais, inclusive, usam o próprio ChatGPT. Usamos o ChatBot também no nosso centro de relacionamentos com o cliente. Utilizamos umap financeira (empresa contratada) para fazer análise de crédito, fazer a pré-venda, para fazer a pós-venda com o cliente já contratado, a gestão desse contrato, e o pré-desligamento da carteira. Também conseguimos saber o quão valiosa é a nossa carteira para repassar esse cliente para o banco”, detalhou André.

Tomé explica que as próprias empresas que prestam serviço terceirizado para a incorporadora já implementaram o sistema nas tarefas cotidianas. “Essa  startup que a gente contratou, toda essa plataforma dela é conectada à inteligência artificial também, é uma IA que conecta com todos os bancos, através dos dados dos clientes”, exemplifica.

Segundo o CEO da O.M, a intenção é utilizar a tecnologia à favor para conseguir diminuir o tempo gasto em cada etapa dos processos e para reduzir os custos operacionais e de pessoal. “Hoje, temos uma economia de tempo já grande, utilizando o Gemini, outra plataforma de IA que utilizamos no nosso dia a dia. Já está presente, e a tendência é estar cada vez mais”.

Recentemente, a O.M contratou também a Mitra, outra empresa que utiliza a plataforma NoCode, que também usa mecanismos de IA. “Com ela, fazemos toda a gestão, desde a viabilidade do terreno até a entrega das chaves também, para otimizar o sistema, facilitar e, eventualmente, até reduzir um pouco o operacional da empresa”, pontua André Tomé.

A tendência no mercado é que, cada vez mais, as incorporadoras e imobiliárias implementem e otimizem a utilização dos sistemas de inteligência artificial, de modo a agregar o fator economia e agilidade às ferramentas comumente usadas. A tecnologia, que tende a expandir, agrega não somente modernidade ao fluxo de informações, mas também demonstra que uma nova era do mercado imobiliário se aproxima.