Um dos bairros mais nobres e desejados pelo mercado imobiliário de Goiânia, o Setor Marista, surgiu por conta de uma homenagem a uma escola. A região abrigava o chamado Ginásio Marista, educandário de origem católica que se popularizou entre a comunidade e acabou por criar uma rede ao seu entorno, originando o que hoje conhecemos como um dos três bairros mais cobiçados de Goiânia.

O Ginásio Marista foi inaugurado na capital em março de 1962. Em março de 1974, passou a se chamar Colégio Marista, como é conhecido até os dias atuais. À época da instalação da escola, sua popularidade entre a comunidade era tamanha, que a própria região passou a ser chamada de “setor dos maristas” pelos frequentadores e moradores, em menção a ordem religiosa católica responsável pela implementação da escola.



      Colégio Marista na década de 1960. Foto: Acervo/Colégio Marista 

Na década de 1960, a área que hoje abriga o Marista era pertencente ao Setor Pedro Ludovico. Com o tempo, o crescimento da popularidade do nome fez com que a região passasse a se chamar oficialmente Setor Marista, em homenagem à escola, e em 1975, a área se desagregou do Setor Pedro Ludovico, se tornando um bairro independente.

Cinquenta anos depois, o Colégio Marista ainda segue altivo na Avenida 85, e a área, antes integrada ao Setor Pedro Ludovico, cresceu, se destacou, e se tornou o polo gastronômico e de lazer de Goiânia.

A força da popularidade entre a comunidade criou um dos setores mais nobres da capital, em uma das regiões mais cobiçadas pelo mercado imobiliário, se destacando pelo grande número de lançamentos de empreendimentos de alto padrão. As ruas que antes reuniam as pessoas em volta da escola, hoje dão espaço a diversas opções de comércio, serviços, prédios residenciais e comerciais, e ambientes de lazer, como restaurantes, bares e boates.