Empreendimentos que misturam áreas comerciais e residenciais em um só lugar chegaram a Goiânia após a pandemia e estão se tornando atrativos para clientes que procuram por praticidade no dia a dia. A comodidade de morar praticamente dentro de conveniências e até do trabalho, são alguns dos diferenciais, mas ainda há outras vantagens que merecem ser destacadas.

Ao longo dos anos, o formato de empreendimento chamado de mixed-use foi se popularizando em Goiânia, com prédios que possuem ambientes multifuncionais. Nesse tipo de prédio, os moradores podem ter acesso rápido a serviços, lazer, e até atendimento médico, sem precisarem se deslocar.

Na lista de vantagens está principalmente o fácil acesso a conveniências, mas, esse tipo de proposta também proporciona maior segurança, sustentabilidade - já que reduz a necessidade de locomoção motorizada - e qualidade de vida aos moradores, que têm tudo mais próximo de casa. Além disso, para os investidores, há valorização imobiliária garantida, considerando que o empreendimento traz diferenciais que se destacam entre os empreendimentos tradicionais.

Grandes prédios comerciais com áreas residenciais

Entre os prédios que foram projetados principalmente para o segmento comercial, mas que também foram projetados para abrigar áreas residenciais como um olhar para a demanda, temos o World Trade Center Goiânia. O empreendimento da Consciente Construtora e Incorporadora, em parceria com a JBJ Incorporações conta com dois prédios, um residencial e outro comercial, formando um complexo com áreas business, de serviços, gastronômico, de hotelaria e residencial.

O WTC Goiânia é o primeiro empreendimento da linha no Brasil a contar com área residencial, trazendo a resolução para uma necessidade do público business que geralmente frequenta esse espaço.

Na torre comercial, o WTC Office, são 230 unidades divididas em 14 andares, funcionando a partir do 19º andar. Ainda há os pavimentos da WTC Corporate, que possui cinco andares, com salas corporativas. Na torre vizinha, há as unidades residenciais, no WTC Residence, com 32 pavimentos e 227 unidades residenciais.

Goiânia também foi contemplada com o Órion Complex Business & Health, que possui Hospital, Torre Comercial, Hotel e Shopping e um Polo Gastronômico. O empreendimento da F.R Incorporadora em parceria com a Tropical Urbanismo foi projeto para o conceito misto, com um complexo de saúde e negócios, que também traz áreas comerciais, de saúde e hotelaria, unindo diferentes necessidades em um só lugar.

Apostas que deram certo e se multiplicaram

De olho no potencial de mesclar torres comerciais com residencial, a Opus Incorporadora, que é referência no segmento business, trouxe a Goiânia o Opus Gyro Cidade Opus. O empreendimento lançado em 2023, foi projetado como um centro de vida completo para residência, trabalho e convivência, composto por três torres, com residências compactas de alto padrão, salas e lajes corporativas, além de uma torre residencial.

A aposta deu tão certo, que a Opus insistiu na proposta e trouxe, em 2024, o Opus Reserva Cidade Ybiti, com duas torres: a Ybiti Offices e a Ybiti Home. A Ybiti Home conta com compactos de luxo de um ou dois quartos, e a Ybiti Office possui salas e espaços corporativos de 35 a 632 metros quadrados.

Também impulsionada pelo aquecimento do mercado pós-pandemia, a EBM Desenvolvimento Imobiliário também apostou em três empreendimentos que seguem o conceito mixed-use, com os projetos da linha Metropolitan. O Metropolitan Business & LifeStyle reúne negócios e residências, no Jardim Goiás, o Walk Bueno, com imóveis residenciais e salas comerciais, próximo ao Goiânia Shopping, e o Metropolitan Bueno, que traz duas torres, além de um amplo mall com serviços e facilidades, no Setor Bueno.



O movimento após a pandemia também inspirou a Queiroz Silveira Construtora e Incorporadora a fazer, em 2023, o projeto do QS Life Home Clinical, no Setor Marista. O projeto combinou estilo de vida, conveniência e lazer. O prédio possui quatro salas comerciais, 97 consultórios e 120 apartamentos residenciais.

A onda de empreendimentos mistos contempla o mercado conforme as necessidades contemporâneas, atendendo a demanda do público que busca por maior qualidade de vida. Além de trazer uma opção para quem busca por comodidades, ainda contempla o público que busca por unidades compactas, de alto padrão, em excelentes localidades.