O mercado imobiliário em Goiânia cresceu 35% em 2024, em relação ao ano anterior. O resultado é fruto da melhora do cenário econômico e também do interesse de investidores na compra de imóveis para locação, influenciados pelo potencial de valorização das aquisições.

O ex-embaixador da Airbnb em Goiânia e corretor de imóveis, Alex Araújo Cabral Lucena, é um desses compradores que enxergaram o mercado imobiliário como um investimento rentável. Atualmente, anfitrião de 12 imóveis para locação na plataforma, Alex se enquadra como especialista na área, na qual chegou a ter experiência como líder regional por três anos.

Do total de imóveis administrados por Alex, cinco são em Goiânia. “Temos em Goiânia cinco apartamentos de três quartos, sendo eles de três suítes. Temos também um flat e uma cobertura de quatro quartos”, elenca o corretor. No entanto, de acordo com ele, no momento peca por não ter o tipo de imóvel que possui maior demanda no mercado de locação na capital. “O que eu não tenho hoje, que é uma demanda muito grande, é apartamento de dois quartos e duas suítes”, aponta.

O ex-embaixador da Airbnb explica os motivos desse tipo de imóvel ser um dos mais buscados e considerado o melhor investimento para quem se interessa pelo mercado. “Quando você entende um pouco mais sobre a plataforma, como investidor, você vai entender que se você tem um apartamento de dois quartos, é como se você tivesse dois flats, pela quantidade de pessoas que você recebe. Porque o Airbnb não é medido por metro quadrado o ganho, ele é medido por quantas pessoas você consegue acomodar confortavelmente no apartamento”, elucida.

Maior demanda

Alex pontua que as regiões mais buscadas dentro da plataforma ainda acabam sendo as regiões mais nobres da cidade, como os setores Bueno e Marista, por exemplo. No entanto, ele não vê a aquisição nestes setores como algo interessante para quem pensa em investir na locação. “O Bueno e o Marista têm uma maior demanda, só que a gente tem que lembrar que também tem a maior oferta. Nesse jogo, nem sempre é o que parece”, destaca. E completa, exemplificando: “tenho um cliente, por exemplo, que comprou o Setor Aeroporto, que tem uma demanda menor, porém, a oferta é quase zero, então ele está surfando sozinho”.

Em Goiânia, o nicho mais conhecido de clientes de locação é no turismo de saúde, de pessoas que vêm para a capital para realização de tratamentos médicos, e no turismo de negócios. Mas, Alex cita outras demandas bastante presentes durante o tempo que está na área. “Tenho outro nicho aqui também, que é o nicho das pessoas que estão fazendo reforma”, ressalta.

Além disso, Alex detalha que está sendo cada vez mais comum a demanda do turismo de lazer, principalmente em época de shows sertanejos, já que Goiânia é conhecida nacionalmente pelo atrativo turístico. “Na nossa cidade tem muito show de música sertaneja. Nesses períodos as diárias podem triplicar de valor”, revela o anfitrião.

De acordo com Alex, as épocas que costumam ter maior procura são no período de férias. “Os imóveis maiores, que são os imóveis que eu tenho maior experiência, ficam com uma lotação praticamente máxima em dezembro, novembro, e em julho. Períodos de férias em que os hóspedes vão locar ali por 25, 30, até 40 dias”.

Segundo o anfitrião da Airbnb, a demanda é proveniente de famílias que vêm a Goiânia visitar os parentes. “Tem muita gente que mora no exterior, que mora em outros lugares e que vem visitar parentes aqui. Eles aproveitam e fazem também essas questões de saúde, vão ao médico e fazem os tratamentos que tiver que fazer”, finalizou Alex.