A fachada é um dos pontos que mais impactam nos projetos dos edifícios. A estrutura arquitetônica do prédio agrega valor aos empreendimentos de alto padrão, muda a paisagem urbana, além de ser fator essencial, que atualmente está associado ao desempenho do funcionamento eficiente da estrutura.

Para além de ser visualmente bonito e atrativo, as fachadas podem transformar completamente a experiência dos moradores, tanto do ponto de vista estético, quanto funcional. A fachada de um prédio integra a estrutura em si, interferindo diretamente no impacto da luz natural, no uso de energia do edifício e no conforto, tanto térmico quanto acústico.

Componentes da estética urbana

No mercado de alto padrão a fachada é um ponto determinante dos projetos arquitetônicos, assinados por grandes nomes do mercado. Uma fachada inteligente é capaz de embelezar a composição urbana e reduzir impactos ambientais no funcionamento do empreendimento como um todo.

Uma pesquisa publicada na revista PubMed Central, detalha que pesquisadores da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, concluíram que o conteúdo e a forma de uma cidade inteira podem influenciar na qualidade de vida e bem-estar dos residentes. Nesse sentido, nota-se a grande importância de fachadas bem integradas com o ambiente urbano e no poder de composição e impacto que possuem.

Para além da beleza

No sentido de funcionalidade, as fachadas precisam ser integradas com aquilo que o projeto propõe, seja ele de sustentabilidade, modernidade, geração de energia renovável, ou uso de novas tecnologias. No sentido estético, as fachadas com assinaturas renomadas e exclusivas precisam passar a imagem que o projeto dita, seja de sofisticação, imponência ou contemporaneidade.

Há projetos de fachadas voltadas para a redução da temperatura dos ambientes, com foco no paisagismo integrado. Outros projetos buscam a redução dos gastos energéticos e uso de tecnologias sustentáveis, como captação de energia solar e água. Além daqueles com modernidade associada à funcionalidade, com estruturas que impedem deslocamentos em casos de ventos fortes, terremotos e interferência de outros fatores ambientais.

Assim sendo, Goiânia, como uma das cidades com maior relevância no setor imobiliário, atualmente ocupando a terceira posição no ranking nacional em Valor Geral de Vendas (VGV), possui grandes projetos arquitetônicos, com fachadas exclusivas e referências naquilo em que se propuseram. Em exemplo estão os empreendimentos: Epic City Home, Victorian Living Desire, Séren Type, City 23, Opus Gyro Praça do Sol e Envolt Biophilic Home.

Empreendimento já entregues

Epic City: O Epic City Home, da City Incorporadora, foi projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Arthur Casas. Seus projetos são conhecidos pela essência moderna que privilegia aspectos como a ventilação, luminosidade, vista e na forma que isso influencia a vida das pessoas. No Epic esses fatores foram implementados, agregados ao conceito de concreto aparente.

Victorian Living Desire: O projeto da GPL em parceria com a Terral Incorporadora, foi assinado pelo arquiteto Alexandre Leite, em parceria com Pablo Slemenson. O edifício possui design inspirado na era vitoriana, com revestimentos e texturas londrinos e referência clássica. As paredes mais espessas com revestimentos especiais garantem maior conforto térmico, e as aberturas promovem iluminação natural e ventilação cruzada.

Envolt Biophilic Home: O empreendimento da Dinâmica Incorporadora traz grandes nomes na assinatura, com arquitetura de Alexandre Leite, interiores de Adriana Mundim e Fernando Galvão, e paisagismo de Guilherme Takeda. O projeto conta com paisagismo 360º, com biofilia presente em todos os ambientes, da fachada às áreas comuns, como forma de integração com elementos naturais que proporcionam mais conforto e diminuem a temperatura ambiente.


Rooftop do Envolt Biophilic Home terá vista panorâmica e exclusiva Casa de Campo
Rooftop do Envolt Biophilic Home terá vista panorâmica e exclusiva Casa de Campo


Projetos ainda não entregues     

Séren Type: O empreendimento da Séren Construtora possui projeto arquitetônico assinado pela Porsche Consulting, inspirado nas curvas do Porsche 911, com iluminação inteligente e personalizável.

Opus Gyro Praça do Sol: O projeto da Opus Incorporadora possui fachada com torre em formato de L, que proporciona uma visão de 360º. O empreendimento também possui iluminação em LED, esquadrias ao invés de janelas, que proporciona maior ventilação e visual diferente do convencional.

City 23: O empreendimento foi projetado pela City Soluções Urbanas e a Pininfarina, marca conhecida mundialmente pelo desenho dos carros da Ferrari. A fachada possui curvas aerodinâmicas com uma moderna paleta de cores. O projeto de arquitetura e paisagismo também traz tecnologias inovadoras para garantir segurança, comodidade e sustentabilidade.



Fachada do City 23 by Pininfarina