Goiânia ficou em terceiro lugar no Ranking Regional de Cidades Sustentáveis da plataforma Bright Cities. A premiação foi realizada na última quarta-feira (26), durante a maior feira da América Latina voltada para soluções inovadoras e cidades inteligentes, a Smart City Expo 2025, em Curitiba (PR).

De acordo com a Bright Cities, na avaliação das cidades são levados em consideração a performance em 40 indicadores, que correspondem às medidas implementadas no desenvolvimento em áreas, como transporte, energia, resíduos, qualidade do ar, entre outras.

Conforme a definição da própria plataforma realizadora do prêmio, uma Cidade Sustentável é aquela que “busca equilibrar seu crescimento econômico com as necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras”.

Além de integrar o top cinco do ranking regional de sustentabilidade, Goiânia ainda possui o título de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pela Arbor Day Foundation, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). A capital goiana avança nos quesitos sustentabilidade, cidade inteligente e amiga do meio ambiente, critérios que elevam a qualidade de vida dos habitantes.