Atualmente, a taxa de juros nominais da Caixa Econômica Federal pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) está abaixo de 10%. O SBPE é uma modalidade de crédito que facilita a aquisição de imóveis de médio e alto padrão, com limite de até R$1,5 milhão. O momento é propício para aqueles que desejam obter crédito imobiliário com melhores condições, apesar das inseguranças atuais do cenário econômico no país.

De acordo com o empresário do mercado imobiliário e diretor fundador da Associação Nacional dos Correspondentes da Caixa (Audicred), Danilo Rodrigues Pereira, a taxa de juros está abaixo dos 10% desde janeiro, mas, há tempos, não assumia tal condição positiva. “A taxa de juros SBPE abaixo de 10% é similar à taxa de talvez um ano, um ano e meio atrás”, ressalta o especialista.





Segundo Danilo, quando se trata de crédito imobiliário, o SBPE com a taxa atual de juros nominais a 9,93% ao ano, e com juros efetivos a 10,39% ao ano, representa uma grande oportunidade para os clientes. “Aumenta a oportunidade de crédito barato, disponibilidade de recursos. Para o cliente comprador, significa financiar mais com menos renda ou, então, financiar a uma parcela menor”, explica o diretor da Audicred.

Danilo destaca que o atual momento é sim atrativo para o mercado, principalmente de médio e alto padrão que deseja adquirir crédito pelo SBPE. No entanto, de acordo com ele, as condições na Caixa Econômica estão superiores em relação aos bancos privados, que no momento estão com taxas de juros efetivos de 12% a 13% ao ano.

Sobre o SBPE

O SBPE usa recursos originados da Caderneta de Poupança por meio das instituições financeiras, que podem aplicar até 65% dos valores que são coletados nas contas poupança dos clientes. É uma uma linha de financiamento ofertada especialmente para pessoas que pretendem comprar imóveis novos e usados, e também terrenos.