Neste ano, mais de 84 milhões de pessoas devem receber parte total ou integral do 13º salário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), esse valor deve injetar R$158 bilhões na economia brasileira.

Para muitos, esse dinheiro extra é usado para viagens e compras de fim de ano. Para outros, o 13º salário é aproveitado na compra da casa própria. E para ajudar esses consumidores, que estão à procura de um imóvel, a fazerem um bom negócio, o AutImob traz uma lista de 3 maneiras de como seu 13º salário pode ajudar na compra do seu imovél.

1º Aumentando o valor da entrada

É importante lembrar que na hora de financiar um imovel, é necessário ter ao menos de 10% a 20% do valor do imovel para dar de entrada. Com isso, o valor do 13º pode ser útil tanto para completar a quantia que você já tem guardada quanto para aumentar o valor da entrada e ajudar a reduzir as parcelas.

2º Adiantar as parcelas

Outra alternativa para usar o 13º salário na aquisição de um imovel é no adiantamento das parcelas do financiamento. Desta forma, é possível encurtar o tempo do parcelamento

3º Pagar as despesas extras

Outro fator que também é importante na hora de comprar um imovel é levar em consideração os gastos extras. O comprador já deve ser preparar com o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado quando um imóvel é transferido para o nome de outra pessoa, e as despesas do registro do imóvel, que é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis e tem a função de comprovar legalmente quem é o dono da propriedade.

Independentemente de qual alternativa usar, não se esqueça que fazer um bom planejamento é fundamental e necessário para não ter problemas financeiros no futuro.