Assim como quem precisa de um financiamento imobiliário para conquistar o imóvel desejado, existe também a facilidade do crédito para reforma. A modalidade, com intenção parecida, possui alguns diferenciais, como o prazo de parcelamento, e são considerados produtos financeiros distintos.

De modo a auxiliar no planejamento financeiro familiar, as instituições bancárias oferecem um crédito voltado especialmente para reformas imobiliárias. A linha de crédito é específica para melhorias na estrutura, como troca de telhados, ampliação de cômodos, reparos gerais, novas instalações e modernizações.

A alternativa é recomendada quando a valorização do imóvel após a reforma justificar o investimento, e houver situações críticas que exijam as intervenções rápidas, mas o proprietário não possui as condições financeiras necessárias no momento. Para isso, existem diferentes linhas de crédito diferentes, com distintas taxas de juros, opções e prazos de pagamento.

Confira as principais linhas disponíveis:

1 - Fundo de Investimento do FGTS para Moradia Popular (FIMAC FGTS)

O FIMAC é uma linha de crédito com taxas reduzidas, que utiliza parte do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quitar as parcelas. É destinada a trabalhadores com remuneração de até R$ 5 mil e tem como vantagem ser a modalidade com os menores juros do mercado.

2 - Construcard da Caixa

A linha de crédito da Caixa Econômica Federal voltada para a compra de materiais de construção dispõe do saldo disponibilizado no cartão exclusivo pelo período de dois a seis meses, para que o cliente faça as compras. Após esse tempo, inicia o pagamento das parcelas fixas. A facilidade é que o empréstimo pode ser solicitado com maior agilidade por pessoas que possuem conta na Caixa e as taxas de juros costumam ser menores do que as aplicadas em empréstimos pessoais comuns.

3- Empréstimo Consignado

A opção é voltada para funcionários públicos, aposentados e funcionários de redes conveniadas a bancos. Neste tipo de modalidade, as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento do servidor ou no benefício do INSS, no caso dos aposentados. Costumam ser opções mais rentáveis, pois oferecem taxas menores, já que há garantia de pagamento automático.

4- Créditos para construção em bancos e financeiras

A linha de crédito mais comum é destinada a qualquer pessoa física que optar pelo empréstimo e tiver bom histórico de crédito. Neste caso, o cliente solicita o empréstimo pessoal para a reforma, recebe o valor e negocia as modalidades de pagamento, conforme suas condições.

5- Crédito com garantia de imóvel (Home Equity)

Essa modalidade permite a obtenção de crédito dando um bem, no caso o imóvel quitado, como garantia de pagamento. Apesar de um pouco mais arriscada, a depender do controle financeiro do cliente, essa opção fornece valores de créditos maiores, com taxas mais baixas e prazos de pagamento mais longos, de até 20 anos.

6- Cartões de lojas de construção

Grandes redes de materiais de construção, como o Grupo Leroy Merlin, oferecem cartões próprios para que os clientes possam fazer as compras de materiais de construção de forma parcelada. Os pagamentos são feitos em parcelas mensais, com a facilidade de parcelamento sem juros e condições especiais, como a aprovação imediata.

Antes de escolher a melhor alternativa é recomendado ponderar alguns fatores como: os custos totais, a valorização do empreendimento após os reparos, o nível do juros e riscos de endividamento, entre outros fatores. Conhecer diferentes opções auxilia na escolha de alternativas que sejam mais vantajosas e condizentes com a realidade financeira de cada um. A escolha mais assertiva é sempre a que trouxer maior segurança financeira.