O Senna Tower, projeto da FG Empreendimentos, empresa já conhecida por erguer os maiores prédios de Balneário Camboriú (SC), promete ser o prédio residencial mais alto do mundo, com mais de 500 metros de altura. O arranha-céu foi projetado pela sobrinha do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, em sua homenagem, e está em construção na Barra Sul de BC, com previsão de lançamento para maio deste ano.

O empreendimento vai desbancar o Steinway Tower, em Nova York, até então, considerado o maior edifício de apartamentos residenciais do mundo, com 435,3 metros de altura e 84 andares, segundo o ranking internacional The Skyscrapper Center. O Senna Tower terá cerca de 509 metros de altura, 154 andares e oito elevadores de alta performance, de acordo com as primeiras estimativas, mas os números oficiais só serão confirmados após o lançamento.





Tecnologia inovadora

Além da marca de residencial mais alto do mundo, o Senna Tower terá tecnologia pioneira na América Latina. O empreendimento da FG contará com um sistema de mitigação contra efeitos de ventos fortes e outros fatores externos.

O sistema foi projetado pela empresa canadense Motioneering e a produção dos equipamentos foi parcialmente feita no Brasil. A tecnologia trata-se de dois conjuntos conectados ao prédio por meio de grandes molas e amortecedores, que, caso o prédio seja atingido por ventos fortes e balance, contrabalanceará o movimento e estabilizará a estrutura.





Projeto e diferenciais à altura

O Senna Tower terá 228 apartamentos, com diferentes metragens e plantas. Serão duas coberturas triplex de 903 metros quadrados e quatro duplex de 600 metros quadrados. Além disso, terá ainda 18 unidades com metragens entre 420 m² e 563 m².

O conceito artístico da arquitetura do empreendimento é assinado pela artista plástica Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton Senna. O projeto possui, além das áreas residenciais e privativas, seis pavimentos com espaços de lazer, gastronomia e um memorial imersivo sobre o piloto, que serão abertos ao público.

A estimativa é que o investimento total fique em torno de R$3 bilhões. De acordo com a FG, os apartamentos no Senna Tower poderão custar algo em torno de R$ 200 milhões.